top of page
Buscar
Foto do escritorObservatório da Cultura Paranaense

Nota de Pesar


A Diretoria do Observatório da Cultura Paranaense, externa seu profundo pesar pelo falecimento na data de hoje (11.02.2021) do jurista René Ariel Dotti, um dos mais conceituados operadores do Direito nacional. A advocacia e a cultura paranaense acabam de perder dos seus maiores ícones.

Durante sua carreira, Dotti trabalhou em diversos casos envolvendo a defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Durante a ditadura militar, defendeu pessoas perseguidas e chegou a ser monitorado pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), órgão repressor da ditadura. Na época da redemocratização, Dotti participou ativamente da luta pelos direitos de jornalistas, sindicalistas, professores e estudantes.

Dono de extensa biografia, foi professor titular da cadeira de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná, integrou o Conselho Diretor do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente. Era vice-presidente da Associação Internacional do Direito Penal (sediada na França) e membro da Sociedade Mexicana de Criminologia. Foi também secretário de Estado da Cultura (1987-1991) e durante sua gestão, criou o jornal “Nicolau”, entre outras incontáveis realizações.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page