top of page
20191219_191207.jpg

A FUNDAÇÃO

O Observatório da Cultura Paranaense, ou simplesmente Observatório, entidade de fundo cultural, sem fins lucrativos, fundada em 9 de outubro de 2019, conforme exigência contida na Lei Estadual nº 18.383/14, tem sede no Palacete Belvedere, em Curitiba-Paraná.

Missão

– O Observatório terá como missão primordial atrair e congregar as entidades de caráter cultural em atividade no Paraná, atuando como órgão consultivo da Academia Paranaense de Letras nas ações culturais levadas a efeito no Belvedere, podendo propor estudos, projetos, programas e ações que preservem, valorizem e divulguem a cultura paranaense em seus diferentes aspectos (científico, histórico, literário, artístico e gastronômico), de forma a que seja considerado um laboratório cultural, visando o desenvolvimento do Paraná no setor.

 

Estrutura organizacional:

​

  1. Entidades formadoras: as entidades fundadoras, representadas por um membro de sua respectiva diretoria, acrescidas de outras com o mesmo caráter cultural, independente e colegiado, sediadas em Curitiba, que manifestem interesse em participar.

  2. Entidades associadas: de qualquer gênero, sediadas no Paraná, que mantenham atividades na área cultural e tenham por objetivo favorecer as ações em benefício da cultura paranaense, representadas por pessoa credenciada, as primeiras das quais encontram-se relacionadas ao fim deste Estatuto.

  3. Entidades correspondentes: aquelas que cumprem os requisitos dos itens a ou b acima descritos, mas não possuem sede na capital do estado.

  4. Entidades extraparanaenses: Entidades de outros estados ou países interessadas na cultura paranaense

IMG-20191120-WA0048.jpg

OBSERVATÓRIO DA CULTURA PARANAENSE

Descrição da Logomarca

Autor: Isaac Kassiano.

Elementos:  um círculo, trazendo internamente desenhos que representam pinhões, pessoas e as calçadas curitibanas; em formação que lembra um olho e remete à união de pessoas e das entidades; foram usados o branco, o verde e o azul, evocando as cores da bandeira do Paraná.

bottom of page